quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Realidade X Auto Escola - Volante

Pegar no volante pela parte de dentro parece ser a coisa mais normal do mundo. A grande maioria dos motoristas, para fazer as curvas, colocam a palma da mão pelo lado interno do volante. Parece ser uma coisa normal, mas o DENTRAN é claro nesse ponto: Devemos segurar sempre o volante pelo lado de fora.

REALIDADE


Ao fazer uma curva, principalmente as mais fechadas, geralmente se põe a direita na parte interior/superior do volante. Segura-se firmemente e e gira ele até o angulo desejado das rodas.
A mesma técnica é usada com o carro parado, quando precisamos virar bastante o volante. Principalmente quando é precisa dar ré.

Mas porque essa prática?
É mais fácil segurar o voltante com firmeza pela parte interna. Como a direção dos carros geralmente não é hidráulica os motoristas aprendem a "puxar" o volante dessa forma.



AUTO ESCOLA


Na auto escola, usar essa forma de segurar no volante é proibida. O correto correta é segurar com as duas mãos. Ao chegar nas curvas você deve permanecer com as mãos exterior do volante.

Curvas para a esquerda
Com a mão esquerda você puxa o volante para baixo, com a mão direita você o empurra para cima.

Curvas para a direita
Com a mão direita empurra o volante para cima, com a mão esquerda você puxa o voltante para baixo.

Só para fixar: SEMPRE com as duas mãos na parte exterior do volante.

Também não devemos usar uma só das mãos para dirigir. As duas mãos devem permanecer todo o tempo. Você somente poderá tirar as mãos do volante para:
  • Passar marcha
  • Abrir o vidro
  • Abaixar e Levantar a pala
  • Mas porque essa regra?
  • Segurar o volante pelo lado de dentro gera uma série de perigos.
Mas porque essa regra?
Nem todas as pessoas têm uma coordenação motora perfeita. Se você girar demais o volante o carro sairá da pista para a calçada. Se você girar pouco o volante, o carro irá para outra faixa. Ou vice e versa.

Você se acostuma com um carro com direção mecânica. Pega o carro do seu amigo que tem direção hidráulica. Tenta girar o volante pelo lado de dentro e gira demais. Isso já aconteceu comigo. Ao menos eu estava em baixa velocidade e com a rua vazia.

A mesma coisa acontece se você é acostumado com a direção hidráulica. Ao pegar em um volante com a direção mecânica você sempre vira o carro de menos. O que pode auxiliar na ocorrência de acidentes.

Segurando o volante pela parte de fora você sempre terá o controle. Você vira aos poucos, de acordo com a necessidade você empurra mais ou menos. Assim você consegue o angulo perfeito para fazer a curva sem virar de mais ou de menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário