Realidade X Auto Escola - Parada obrigatória

Esse é um dos erros mais comuns entre motoristas. Tal qual pular quebra molas poucas pessoas nunca "furou uma parada obrigatória". E não parar nas placas de parada obrigatório pode gerar muitos problemas.

Ao chegar a uma placa de parada obrigatória, como o nome já diz, você deve, obrigatoriamente, parar o carro. Mesmo que você não veja absolutamente nenhum carro. Mesmo que seja 4:32 da manha na cidade mais pacata. É lei parar o carro em parada obrigatória.

Mas e se eu não parar?!




Sabia que não parar na parada obrigatória corresponde a passar no sinal vermelho? A multa é a mesma e a penalização também.



REALIDADE


A realidade é que grande parte dos motoristas diminuem a velocidade e verificam se escutam ou se veêm algum outro veículo. Não vendo ou ouvindo um outro veículo, o motorista retoma a aceleração e segue o percurso.
O que é totalmente proibido.

Porque o motoristas adotam essa postura?
Para o carro totalmente exige que você comece o processo de aceleração do zero. O que aumenta em alguns segundos o tempo que você levará para chegar até seu destino. Sem contar que, as vezes a via que você esta andando pode ter inúmeras placas de parada obrigatória.
Certa vez eu fiz 10 paradas até decidir ir para uma avenida mais livre de placas.

AUTO ESCOLA


Ao avistar uma placa de parada obrigatória (essa aí da imagem) comece a fazer a redução de velocidade. Pare completamente o carro. Olhe para os dois lados e só na certeza de não ter visto ou ouvido outro veículo, prossiga.
A regra é muito simples. Basta parar. Mas mesmo assim tem uma série de pessoas que levam multas e até mesmo, perdem a carteira (ou vida) tentando ganhar alguns segundos.

Porque essa regra?
Os engenheiros de tráfego são pessoas que estudam bastante para aprender a colocar as placas corretas de acordo com uma série de parâmetros
Periculosidade
  • Presença de condições adversas
  • Visibilidade
  • Sinalização viária
  • Normas de projeto
  • Características do tráfego
  • Variáveis do trânsito
Por isso, sempre que eles notam um local onde a visibilidade e baixa, a sinalização é colocada. As vezes existe somente a <<sinalização horizontal>> e apagada. Mas tudo isso são condições adversas. Dirigir é bom, mas exige que você aprenda a lidar com esse tipo de situação.

Comentários